Três pratos de trigo transgênico para três tigres...

quinta-feira, 2 de julho de 2009
Os transgênicos são a nova face da tecnologia. Através da manipulação genética, processo de modificação de genes ou de transferência destes de maneira interespecifica, gera super alimentos. Os cientistas conseguem coloca vitamina C em alface, adoçar tomates, criar variedades resistentes as pragas e num futuro é possível que galinha consiga produzir leite.
A relação ambiental deixa de o ambiente, o vento, as chuvas, os predadores e o solo viram apenas espectadores dos grandes cientistas, os deuses acima da natureza. Muitos dizem: “Os transgênicos poderão acabar com a fome”, “a manipulação genética vai garantir todos os nutrientes necessários para nós”, “as pragas serão exterminadas” e há ainda os sonhadores (“meu milho vai brilhar no escuro”). Cada um desses argumentos pode ser posto no chão, através da argumentação simples.
A fome não irá acabar, pois vivemos num sistema capitalista. A fome, a miséria são seus pilares. A produção mundial pode ser o triplo mas a África continuara com fome. Os nutrientes colocados em produtos pode ser encontrados na natureza sem grandes dificuldades.Todo ambiente natural se desenvolveu de acordo com as necessidades de seus habitantes e vice-e-versa. Se um nativo precisa de vitamina C é certo que alguma árvore da região gerará uma fruta com a tal vitamina. Se houver nenhuma é porque o individuo não carece desse nutriente.Ao invés de incentivar monocultura de transgénicos, o que sem dúvida alguma gera pragas ainda mais fortes e com mais facilidade, deveríamos dar incentivo a policultura orgânica.somente um ambiente equilibrado com o meio ao redor cresce forte, livre de pragas e tem uma produtividade excelente.
Contra os transgénicos ainda temos a falta de estudo sobre seus efeitos e a questão ética. Não sabemos ainda se tais geram doenças ou se afetam de modo catastrófico o meio ao redor.É preciso muito estudo, muito dinheiro desperdiçado... no campo ético nos vem os valores. É certo transformar o mundo em uma horta para a raça humana? É certo nós brincarmos de ser Deus e criar um porco que mia? É certo nós destruirmos 10 milhões de anos de seleção natural? Essas perguntas tem respostas pessoais. É uma questão de valores (tem gente que tem, outros não...).
Ah, quanto à questão do milho que brilha no escuro, fica um recado aos cientistas, pega ele e enfia no... microondas, para ver o que acontece.
fim
aos que ficam boa noite e um brinde

2 comentários:

Jessie disse...

vc eh tão nedinho mas eh tão burinho..
tigres não comem trigo xDD

Jessie disse...

Você não merece meu comentários super inteligentes...

Postar um comentário